quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mundo perfeitamente superficial

Momentos emocionantes, discursos lindos, derramamento de lágrimas, abraços falsos e nenhuma experiência com Deus!
É impressionante como a nossa missão virou imediatista, como Deus está sendo tratado como uma fórmula instantânea para o alivio das nossas frustrações, como nós falamos facilmente do amor de Cristo, mas nunca provamos deste imensurável amor.
Em outras décadas, a enganadora e repugnante Teologia da Libertação nos ensinava o relativismo e parcialismo bíblico, que nos fazia procurar na palavra de Deus àquilo que queríamos escutar e esquecíamos de escutar àquilo que Deus queria nos falar. Viramos protagonistas de uma história em que Deus deveria ser o único protagonista.
Hoje em dia estamos promovendo constantes “ficas” com Deus, ficamos hoje, mas amanhã nem lembramos que Ele existe, porque o que nos interessa é solução momentânea dos nossos problemas, não queremos um compromisso sério com Deus porque sabemos que isso pode nos custar a vida¹. Em vários momentos choramos de emoção por causa de lindas palavras que escutamos, mas, por mais lindas que sejam, essas palavras logo vão embora porque eram, apenas, um belo e superficial discurso religioso.
Corriqueiramente reclamamos do “êxodo católico”, pessoas que, de uma hora para outra, percebem que se sentem melhor em uma outra denominação religiosa, pessoas que, de uma hora para outra, dizem ter encontrado Jesus. Eu porem vos pergunto: O que estamos fazendo na Santa Igreja Católica, se não encontramos Jesus nela?
Nós estamos fazendo da nossa Igreja um amparo e uma fonte para as nossas emoções de momento, esquecendo Àquele à quem mais nos ama e que nos ama eternamente. Prefirimos dedicar os nosso domingos aos nossos amigos, namorados(as), famílias, estudos e esquecemos Àquele que a cada domingo, na Santa Missa,  faz questão de morrer para nos dar a vida eterna. Preferimos “curtir o momento” e esquecemos o autor de todos os momentos.
Chega! Chega de pessoas que falam de amor para emocionar, mas nunca provaram do Verdadeiro Amor. Chega de pessoas que falam de Jesus, mas que nunca conseguiram ver Jesus, nem na Santa Eucaristia. Chega! As pessoas estão cansadas de tanta superficialidade!
Queremos ver Jesus, porque somente Ele é caminho, verdade e vida².

Pedro Marinho

¹Cf Jo 15, 12-17
²Cf. Jo 14, 6a

3 comentários:

  1. O texto esta excelente,Pedro!!Concordo plenamente com vc,as pessoas tratam Deus convenientemente,como se fosse uma roupa que provamos,gostamos pra causar um certo efeito,depois qdo não serve aos nossos propósitos,bem,deixa-se de lado,passa adiante!!è uma pena,pq de fato,Jesus não nos necessita,mas nós,há ...nós precisamos e como precisamos.Não por obrigação,mas por amor,o mais puro deles.E qdo descobre-se esse fato tão significante,é maravilhoso.Pq Ele esta sempre ao nosso lado.FCD

    ResponderExcluir
  2. Olá carissimo Pedro!
    Não poderia esperar de você uma opinião diferente. Parabenizo você por ser um jovem destemido, alguém sem medo de pronunciar-se sobre a nossa atual situação. Concordo com você. Até quando teremos tanta superficialidade? Até quando nos contentaremos com puro "show de lágrimas", sem um verdaeiro encontro com Deus? Até quando tardarei, Senhor... Que Deus nos abençoe e nos dê sempre coragem de reagir perante os que nao tem a coragem de fazer a vontade de Deus.
    E como tive o prazer de conviver com Pedro, dou testemunho que ele é alguém que realmente vive o que prega e prega o que vive.

    ResponderExcluir
  3. Muito claro meu amigo...e essas são realidades já normais, o que me deixa muito triste. Vamos rezar e pedir a Deus discernimento em meio a tanta turbulência.

    ResponderExcluir